
Abordagem em psicologia refere-se a qual base teórica, qual compreensão de funcionamento do ser humano, um psicólogo usa em seus atendimentos.
Na minha prática clínica duas teorias são centrais. A Gestalt-terapia e a Teoria do Apego.
A Gestalt-terapia é uma abordagem psicoterapêutica dinâmica que se concentra no aqui-e-agora, promovendo uma profunda conscientização sobre os pensamentos, sentimentos e comportamentos. Nesta teoria, compreendemos o ser humano como parte de um todo, atravessado pelo seu ambiente e seus relacionamentos. Baseada em uma posição de não julgamento, essa prática favorece o autoconhecimento e ajuda a realizar escolhas que preservam a singularidade, permitindo com isso que cada indivíduo se responsabilize por suas ações.
A Teoria do Apego fala da propensão dos seres humanos a estabelecerem fortes vínculos afetivos uns com os outros. A partir dos estilos de apego, podemos compreender muitos dos nossos comportamentos. Desde como vivemos nossas relações amorosas, nossas amizades, até como nos portamos em certas situações de trabalho. Ela também nos ajuda a entender o comportamento das pessoas com as quais nos relacionamos, permitindo ir além do cuidado pessoal, estendendo os benefícios da terapia às pessoas que nos cercam.
